• Endereço

    Rua Engenheiro Edgard Prado Arze, n°1.777 - Edifício Cloves Vettorato,
    CPA CEP: 78.049-932, Cuiabá - Mato Grosso - Brasil

  • Horários

    Seg - Sex 07:30 - 17:30

ARMAZÉM PARA TODOS

CountryHolidays

O Armazém para todos é desenvolvido pelo IAGRO em parceria com a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja/MT) e consiste em Fomentar a construção de silos em propriedades de pequeno e médio porte no Estado do Mato Grosso, justificado pela defasagem de armazenagem existente no Brasil.

Em dez anos, a produção estadual de grãos aumentou em mais de 43 milhões de toneladas, enquanto a capacidade de armazenar os grãos não acompanhou esse número e aumentou somente cerca de 11,8 milhões de toneladas, gerando assim um déficit de cerca de 100 milhões de toneladas, visível no início da safra, quando começam-se a armazenar em bags ou até mesmo a céu aberto. 

A produção o brasileira de soja é de aproximadamente 124 milhões de toneladas de soja, sendo o maior produtor nacional o estado do Mato Grosso, seguido do estado do Paraná, Rio Grande do Sul e Goias, quatro estados que juntos produzem cerca de 64% da produção nacional, como mostra a figura abaixo:

 

Com esse déficit de armazenagem o produtor sai perdendo tendo que vender sua produção antecipadamente, sendo que se tivesse o silo conseguiria segurar sua produção para venda em momento em que fosse mais oportuno a ele. O Brasil tem capacidade de armazenar apenas 50% do que produz e desse total de armazéns, apenas 35% estão com os produtores rurais. 

É meta principal da camanha ampliar a capacidade estática Mato Grossense em até 2030 para 125 milhões de toneladas, uma taxa de crescimento anual de 22,9% e o simulador desenvolvido o produtor pode verificar a viabilidade da construção do armazém na área clique aqui.

 

OBJETIVOS

v Mudar a realidade de déficit de armazenagem;

v Aumentar o número de armazéns no estado do Mato Grosso;

v Incentivar a construção de silos em propriedades de pequeno e médio porte no Estado do Mato Grosso;

v Garantir liberdade nas negociações para o produtor;

v Desburocratizar o acesso ao crédito rural para a construção de armazéns;

v Atestar que produtores rurais que possuam qualquer tamanho de área têm viabilidade para a construção do armazém, com estrutura proporcional ao que produz e com retorno do investimento em até cinco anos;

v Diminuir as filas nas Trades;

v Gerar ao produtor rural um fator estratégico para a venda em momento mais oportuno;

v Garantir a segurança alimentar e soberania do Brasil;

v Diminuir custos de produção;

 

RESULTADOS

Aumento na capacidade de armazenamento brasileira e assim garantir que o produtor rural tenha seu produto vendido no momento em que for mais oportuno para ele. O produtor passa a determinar as regras da colheita, o momento a qual as máquinas começam a colheita, tornando-a mais rápida.

O produtor deixa seu material no silo e aguarda para vender ele em um momento mais oportuno, por exemplo, no caso da soja, quando se tem o armazém disponível, o produtor consegue manter o grão nas suas instalações para vender no segundo semestre do ano que é o melhor época para venda do grão. 

Existe também ainda uma segurança quanto à qualidade do material, pois a qualidade do material que for colocado no armazém será a mesma de quando o produtor for vender. É o maior produtor de grãos do mundo e não tem onde armazenar.


Centro de Tecnologia

Conheça os nossos CETNO's

CTECNO-PARECIS

Centro de Pesquisa de manejo em solos arenosos no município Campo Novo do Parecis.

CTECNO-MÉDIO NORTE

Centro de Pesquisa de manejo em solos arenosos no município Campo Novo do Parecis.

CTECNO-ARAGUAIA

Centro de Pesquisa de manejo em solos arenosos no município Campo Novo do Parecis.