• Endereço

    Rua Engenheiro Edgard Prado Arze, n°1.777 - Edifício Cloves Vettorato,
    CPA CEP: 78.049-932, Cuiabá - Mato Grosso - Brasil

  • Horários

    Seg - Sex 07:30 - 17:30

 

 

CLASSIFICADOR LEGAL

Projeto Classificador Legal foi implementado em 2017, criado pelo IAGRO em parceria com a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja/MT) em vista da demanda de Classificadores Oficiais para promover a intermediação confiável entre o produtor e as traders, promovendo assim transparência na classificação dos grãos de soja e de milho, boas práticas e cumprir as instruções normativas vigentes na área e assim dar ao produtor um resultado confiável.

O acionamento do Classificador Legal ocorre de forma simplificada e rápida por meio do Canal do Produtor, onde é aberto uma ordem de serviço e automaticamente que é enviado ao Classificador Oficial mais próximo do município que foi solicitado. Assim que o Classificador receber a demanda ele alinha diretamente com o produtor rural solicitante. 

Mesmo existindo a legislação que regulamenta a Classificação de Grãos no estado de Mato Grosso, os problemas continuam existindo, tais como a falta de transparência nos procedimentos realizados, o que prejudica as operações comerciais e por isso, foi lançado pela Aprosoja e IAGRO com o intuito de auxiliar os produtores na comercialização dos produtos como a soja e o milho. Para a cultura da soja, por exemplo, o número mínimo de pontos instruidos pela IN11/MAPA é de 5 pontos para lotes de até 15 toneladas, enquanto são necessários 8 pontos para lotes entre 15 a 30 toneladas e lotes superiores a essa carga são necessários pelo menos 11 pontos.

 

OBJETIVOS E METAS

v Padronizar a classificação de grãos em Mato Grosso;

v Definir as Boas Práticas de Classificação de Grãos para o mercado de soja e milho;

v Garantir critérios para uma classificação de grãos justa e imparcial;

v Orientar sobre os procedimentos corretos de classificação;

v Esclarecer dúvidas em casos de divergências na classificação;

v Fortalecer as cadeias produtivas de soja e milho em Mato Grosso;

 

 

RESULTADOS

Mais de 2 mil laudos foram emitidos no ano de 2022 pelos Classificadores Oficiais cadastrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que atendem o Estado do Mato Grosso. Atualmente são 12 profissionais que fazem parte da equipe. Os laudos permitiram a padronização na classificação de grãos no Mato Grosso porque definiram critérios e boas práticas. O projeto ainda permitiu orientar os procedimentos aos profissionais e aos produtores e esclareceu dúvidas em casos de divergências na classificação. 

 

 


Centro de Tecnologia

Conheça os nossos CETNO's

CTECNO-PARECIS

Centro de Pesquisa de manejo em solos arenosos no município Campo Novo do Parecis.

CTECNO-MÉDIO NORTE

Centro de Pesquisa de manejo em solos arenosos no município Campo Novo do Parecis.

CTECNO-ARAGUAIA

Centro de Pesquisa de manejo em solos arenosos no município Campo Novo do Parecis.